MULTIMODALIDADE NA PUBLICIDADE DO YOUTUBE:FAZ UM 21 – EMBRATEL (2016) NA PERSPECTIVA DE LIM-FEI &TAN (2017)
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=ZdHhjOZCvbw
INTRODUÇÃO
Para essa sessão do post iremos discutir sobre os multiletramentos e sua importância no desenvolvimento crítico a partir de vídeos – publicidade da EMBRATEL (2006), objetivando analisar a influência dos apelos aristotélicos: ETHOS, PATHOS e LOGOS apoiado nos estudos de Lim- Fei & Tan (2017) sobre a análise do discurso multimodal.
Devido ao crescimento da sociedade, vem crescendo o consumo dos bens de produzidos e com isso para atender as necessidades dos consumidores a publicidade e suas técnicas de venda vem crescendo cada vez mais sendo intensificado estudos voltados também para persuadir os consumidores que com o passar dos anos veio perdendo o objetivo inicial que era de informar sobre determinados produtos caracterizando-os.
Assim, vivemos numa comunidade moderna atual onde encontramos discursos interrelacionados como comunicação ,informação e logo nos vem e nos fazem relação com as mídias .Lim - Fei (2017) aborda a que os textos digitais devem ser resultado de uma variedade de recursos semióticos como assim é proposto por Kress(2003) que referncia uma proposta de utiização de modos multimodais a partir do letramento digital e usos na escola.
Sob a óptica de Roland Barthes (1960) aponta em estudos a inovação tecnológica da semiótica francesa ganhou nova forma de se apresentar com novos elementos semióticos como som, imagem em movimento, cor, gestos, expressões, entre outras que apresentam apelos persuasivos múltiplos a fim de chegar mais perto do consumidor.
Halliday (1994) tendo como base a Teoria Sistêmica com base na funcionalidade da língua considerando o contexto de produção e a produção dos autores para a construção de sentido. Nos tempos modernos novos gêneros textuais têm surgidos e se modificados por conta das tecnologias e com isso novas habilidades de leitura e participação são necessárias para que possamos dar sentido aos textos multimodais.
Lim- Fei (2017) desenvolveu uma abordagem para o ensino de textos visuais defendendo que para isso é necessário fornecer um conjunto de termos técnicos (metalinguagem)para capacitar os espectadores na descrição e discussão dessa tipologia de textos visuais. Dessa forma a Abordagem Sistêmico-Funcional para o ensino de textos visuais enfatiza o ensino explicito das características genéricas dos textos visuais apresentando estratégias multimodais para envolver os espectadores.
Para Lim – Fei (2017) as abordagens Sistêmico – funcional afirmam que a criação de significados é resultada das escolhas, que são passiveis de serem influenciadas pelo produtor da mensagem e isso proporciona a criação da meta- linguagem que os capacitam a descrever e discutir textos multimodais.
Alicerçados aos contos de fadas os filmes animados são hoje são produtos da indústria cultural onde representam uma realidade enfeitada que mesmo diante as diversidades tem sempre um final feliz. Assim, apresentam o filme como significante que são representados pelos signos que são os símbolos representados e que por vez apresentam um significado, então os filmes de contos de fadas são cheios de significados que acabam se tornando modelo adotando novos significados.
Para os autores os textos visuais não são representados apenas com a linguagem sozinha, ela vem alicerçada com outros recursos semióticos em um texto multimodal. Barthes (2001) diz que se devem considerar a relação entre não apenas dois, como costuma ser postulado por toda semiologia, mas três termos diferentes: significante, significado e signo. Isto porque “o que se apreende não é absolutamente um termo, um após o outro, mas a correlação que os une”. Inserne ao relacionar a mitologia aos contos de fadas entrelaçados aos termos apresentados como representação e produção.
Com isso, o recorte temporal para a análise realizada a publicidade foi referente a propaganda FAZ UM 21 – Companhia de cinema do ano de 2006. Em análise crítica a comunicação multimodal de acordo com a Teoria de Persuasão em estudo alicerçado nos estudos de Lim - Fei e Tan (2017), que refletem textos multimodais analisados em três perspectivas :Forma, envolvimento e mensagem. O que para Halliday (1994) a metafunção estava voltada ao ideacional – relacionada as experiencias de vivencias no mundo; Interpessoal – expressa a relação do indivíduo com sua audiência no processo de comunicação e a metafunção textual que organiza as informações nas suas interações, entendendo a linguagem como um sistema semiótico podendo ser interpretado de diversas maneiras.
Sob a óptica de Lim – Fei (2017) para a presente análise a finalidade e direcionamento na metafunção da MENSAGEM.
Em referência aos estudos apresentando como base as perspectivas de Lim- Fei & Tan (2017) dividem a arte da Mensagem em Apelo, ao qual a mensagem é repassada a fim de persuadir a partir da informação passada, o propósito inferindo o motivo do texto e a Representação e o destaque referenciado a partir do propósito em forma literal ou inferencial.
ANÁLISE DA PROPAGANDA “FAZ UM 21”
Para este estudo e análise foram realizadas com base na estrutura de Lim – Fei & Tan (2017) numa visão do texto e elementos multimodais.
MENSAGEM
Os autores dividem a parte da mensagem em Apelo pela forma que é repassada a mensagem, o propósito que mostra o motivo da construção da mensagem e a sua representação. Assim, a partir desse contexto vamos sequenciar analisando a mensagem e suas divisões:
1 PROPÓSITO
Iniciaremos as análises a partir do propósito do texto seguindo contribuições de Lim- Fei & Tan (20017) para os autores o entendimento de uma propaganda temos que primeiro entender o seu propósito direcionado a um propósito que seja direcionado ao Educacional ou para entretenimento ou que seja para o econômico e que nesta podemos encontrar mais de um propósito. Nessa vertente conhecer sobre o que aponta os autores é saber que o propósito parte dos interesses de quem produz a propaganda.
Imagem 1
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ZdHhjOZCvbw
Por se tratar de uma publicidade de TELEFONIA, o propósito do texto é econômico quanto a este tem a função do vídeo é fazer com que as pessoas usem cada vez mais e com acessibilidade a qualquer outra linha telefônica o DDD 21 referenciado ao ALADDIN como uma magia e fazer seus minutos renderem mesmo com o uso aumentado de ligações. Entretanto, apresenta também entretenimento e animação com a inserção dos contos de fadas.
2 APELATIVO
Analisando sob a óptica apelativa, de acordo com os autores na publicidade podemos encontrar os três poderes de persuasão de Aristóteles :ETHOS, PATHOS e LOGOS.
ETHOS
Na análise podemos verificar que o elemento mais forte é ETHOS caracteriza-se quanto a autoridade na atriz que se utiliza de sua credibilidade para agregar valor ao serviço.
Imagem 2
Em análise a atriz Ana Paula Arósio virou símbolo da empresa nas décadas de 90 e 2000 promovendo os serviços da companhia em diversos comerciais e ajudou a popularizar o bordão: “FAZ UM 21”, uma alusão ao código de discagem da operadora. Mostra de fato que frase grudava na cabeça.
LOGOS
Apresenta a capacidade de persuadir utilizando de fatos, estatísticas e da própria lógica para convencer o leitor-consumidor.
Imagem 3
Nesse ponto quando é colocado os melhores momentos para se fazer ligações com as melhores tarifas e atriz diz que “PRECISA SER GÊNIO” pra saber .
Imagem 4
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=ZdHhjOZCvbw
Logo em seguida aparece Ana Paula Arósio como Gênio da lâmpada mágica seguida de soluções para economizar e assim usa o seu bordão :”FAZ UM 21 “ para economizar. Você faz 21 minutos de DDD do seu telefone fixo para celulares de qualquer operadora usando o 21, por um valor mensal que será cobrado apenas no mês que fizer ligações de fixo para móvel. E os 6 primeiros meses à adesão, são gratuitos.
PATHOS
É uma retórica que apela a emoção, mas não somente usado para criar emoção, mas também para neutralizá-la. Que esta última não está relacionada na publicidade analisada. O que percebemos também diante a análise é a trilha sonora que já nos lembra e faz recordar do filme aladdin.
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=ZdHhjOZCvbw
Quando ela diz :Agora está na ponta da língua. Como se realmente já estivesse tudo resolvido, percebível também diante a expressão de felicidade em ter alcançado o seu pedido realizado anteriormente.
3 REPRESENTACIONAL
Lin – Fei & Tan (2017) apresenta o aspecto Referencial em Literal (onde o sentido está completamente disposto no texto) e inferencial (quando exige do leitor inferências para poder compreender). No texto analisado o sentido é construído de forma inferencial apresentando o gênio da lâmpada
Imagem 5
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=ZdHhjOZCvbw
Outra inferência ocorre quando Ana Paula Arósio apresenta de forma gestual e da linguagem verbal ao seu bordão :FAZ UM 21 que faz a inferência para o consumidor em relação ao uso das ligações e aos benefícios das tarifas da operadora.
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=ZdHhjOZCvbw
Entre os temas abordados é possível extrair da história uma reflexão ao olhar social, como a escravidão ao gênio que depende do desejo do outro para a sua liberdade, ou seja, ao final o consumidor pretende alcançar o inferido na publicidade.
4 CONTEXTUAL
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=ZdHhjOZCvbw
PRODUÇÃO
No elemento contextual que é formado pela produção e recepção. Na publicidade analisada desde 1937, os filmes com as princesas vêm sendo lançados pelos estúdios Disney na maioria como releituras já existentes. Dentre os filmes de princesas ALADIDN (1992) é o único em que a princesa é um personagem secundário. No filme Aladdin e sua lâmpada maravilhosa de 1001 noites, ele um jovem ladrão acompanhado do macaquinho ABU se apaixona e decide conquistar o coração da princesa JASMINI.A vida de Aladdin muda quando ele encontra uma lâmpada mágica que ao esfregá-la um grande gênio aparece e lhe oferece três desejos que o farão viver aventuras cheio de descobertas em seu tapete mágico.
RECEPÇÃO
A publicidade foi lançada tem a duração de 34s disponibilizada no Youtube intitulada: FAZ UM 21 do ano de 2006 com a atriz Ana Paula Aróisio que também ficou conhecida como a garota-propaganda da empresa de telecomunicações Embratel, servindo como o "rosto" da empresa em diversos comerciais de televisão, nos quais dizia a frase "Faz um 21”. Com mais de 46.465 visualizações avaliada positivamente pelo público em geral e fazendo referencia a permanência da atriz por um bom tempo e que faz referencia até hoje .
CONCLUSÃO
Com o desenvolvimento da tecnologia percebemos que a propaganda vem especificando a sua proposta em diversos meios midiáticos. Com isso, inserem uma variedade de meios semióticos como a língua a imagem e áudio cada vez mais inovador.
A análise realizada para este trabalho objetivou analisar os apelos aristotélicos :ETHOS, PATHOS e LOGOS apoiado nos estudos de Lim- Fei & Tan (2017) sobre a análise do discurso multimodal na publicidade onde percebemos o poder de uso de forma persuasiva alcançando aos consumidores e leitores.
No entanto, essa análise contribui para que os leitores e consumidores possam identificar diante a publicidade que há influencia o que vivenciamos culturalmente em sociedade e a interferência entre o meio consumista que a cada momento vem apresentando atualizações modernas.
Referências Bibliográficas
BARTHES, Roland. Mitologias. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
Kress, G. (2003), Literacy in the New Media Age, London, UK: Routledge.
LIM, F. V & TAN, K.Y. S (2017). Multimodal Translation Research:Teaching Visual Texts .IN Seizov, O.& Wildfeuer, J.(EDS.),New studies in Multimodality:Conceptual and Methodological Elaborations(PP.175-200).London/New York : Bloomsbury.
TAN, S.M.K.L E and K. L. O Halloran (2012). Multimodal Analysis Image (Teacher edition and student edition ) ,Singapore: Multimodal Analysis Company.
https://www.youtube.com/watch?v=ZdHhjOZCvbw
Acesso em 30/10/2022 as 11h59min.
Parabéns pela análise
ResponderExcluir