ANÁLISE DE PROPOSTA DE ATIVIDADE NO LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS NA PERSPCTIVA DO LETRAMENTO VISUAL
Nos últimos anos estamos vivenciando processos de transformações com inovações tecnológicas e a inserção de novos modelos de aprendizagem e aquisição do conhecimento partindo do desenvolvimento integral do sujeito e das necessidades imersas de atuação no contexto social .Transformações relacionadas a forma de linguagem e comunicação entre as pessoas com os meios já existentes, bem como o uso de recursos didáticos para desenvover habilidades incluindo habilidades semióticas de grande multiplicidade.
De acordo com Bunzen (2011) “necessitamos ,então,de um olhar linguístico que não se volte para as estruturas ,ou para os processos mentais ,mas para os jogos de linguagem e movimentos discursivos ,de modo que seja possível compreender as múltiplas cenas do letramento”. Considerando a importância do letramento ,é que foi proposto uma análise de uma atividade no livro didático GERAÇÃO ALPHA – Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental - Aprovado pelo PNLD(2010) das autoras Cibele Lopresti e Greta Marchetti.3 Ed. – 2019, na perspectiva do Letramento Visual.
A realização dessa análise levará em conta alguns objetivos propostos para estudo e conhecimento relacionado a temática ,com isso objetiva analisar a luz da Teoria do Letramento Visual os aspectos encontrados e\ou ausência desses aspectos que podem trazer contribuição as análises discursivas visuais e aprendizagen do estudante.
O apoio teórico se dá nos pressupostos do Letramento numa perspectiva na Sintaxe visual DONDIS(2007).Para a análise metodologia desse estudo dividimos em duas etapas:A primeiro destacando um enfoque fundamentado na Teoria do Letramento Visual e a segunda parte na nálise do livro didático.
1.LETRAMENTO VISUAL
Atualmente na contemporaneidade o contato com a diversidade textual vem crescendo nas práticas e intervenções com o texto ,incluindo o uso dos materiais didáticos e os tipos de textos escritos e imagético apresentados.Para tanto faz-se necessário ,portanto a linguagem é uma forma de comunicação e nessa perspectiva não basta ver a imagem ,é preciso saber ver essas imagens para isso é preciso desenvolver capacidades específicas de leitura aliada alinguagem visual .
Para Santela (2012) o conceito de Visual Literacy quando levado a sério ,significaria que para lermos uma imagem ,deveríamos desenvolver a capacidade de desmembrá-la em partes ,decodificá-la e mesmo interpretá-la , equivalente ao processo de de leitura em voz alta,decifração de código e tradução.Ademais ,já vivemos em um contexto multimoldal onde as imagens carregam um conjunto semióticos envolvendo a composição da escrita ,o visual e auditivo incluindo o contexto e suas nuanses cujas interpretações são práticas e relações com suas vivências e experiências socioculturais.
Segundo Dondis (2007) assim como se ensina a ler e escrever (codificação e decodificação ),é possível ensinar a “ ler ” o que representa “a necessidade de um novo enfoque da função não somente do processo de ver ,mas daquele que visualiza a sociedade”.Corroborando com a autora relacionando as aprendizagens de leitura visual e desenvolvimento de habilidades de ler,interpretar e entender a informação apresentada em imagens facilitando a comunicação entre os envolvidos e dentro das possibilidades imagéticas propor novos olhares.
Para Dontis (2007) “o modo visual constitui um corpo de dados que ,como alinguagem ,podem ser usados para compor e compreender mensagens em diversos níveis de utilidade desde o puramente funcional até os mais elevados domínios da expressão artística”A luz dessa teoria percebemos contribuições dos autores onde o que conta é a experiencia do sujeito e o seu tempo necessário em contato dessa imagem para que possa dialogar e obter respostas e precisas direcionado ao contexto apresentado.
2.ANÁLISE DO LIVRO SESSÃO:Uma coisa puxa outra
Em análise a Coleção GERAÇÃO ALPHA – LÍNGUA PORTUGUESA do 6º ano do Ensino Fundamental que tem como proposta oferecer no material textos,imagens e atividades para que o estudante possa refletir sobre o que aprende,expressa suas ideias e desenvolver habilidades de comunicação para as mais diversar situações de interação em sociedade ,com essas reflexões é que contrapomos com a prática dos letramentos na sociedade atual.
Com isso, analisamos como uma das propostas em uma das Unidades que contribui para uma visão imagética diversificada, como as não direcionada nas propostas de imagens encontradas nos livros de antigamente e seguimos com o um problema em identificar nessa análise se a proposta contempla características do letramento visual ? E como acontece a análise do letramento visual na composição das interpretações dessas imagens expostas no livro?
Nos capítulos encontrados no livro : A leitura de imagem\O que vem a seguir\Texto em estudo(para entender o texto\Anote aí \O contexto de produção\A linguagem do texto vamos direcionar a análise no primeiro capítulo :Uma coisa puxa a outra página 16 e 17 .
Figura 1:Texto imagético da sessão :Uma coisa puxa outra - Unidade I,capítulo I
Fonte:COSTA ,Cibele Lopresti.Geração ALPHA Língua Portuguesa :ensino fundamental :anos finais 6 º ano .3 ed.São Paulo .Edições SM,2019.
Analisando essa atividade que se inicia pela proposta de leitura inicial do conto – Aventuras em um universo peculiar, percebemos que nela podemos encontrar os multiletramentos a partir dos elementos semióticos de escrita como o tamanho das letras, e visual como o formato , desenho ,bem como as cores e espaçamentos encontrados que ajudam a realizar uma leitura mais completa ao texto.
Fazendo uma relação do texto com a imagem ao lado ,percebemos os que nela encontramos elementos que servem para identificar outras culturas ( isso pode acontecer se o estudante já estiver conhecimento prévios relacionados a essa cultura apresentada) como o formato do corpo ator que representa está em queda nas águas do mar e pelos traços encontrados na imagem podemos refletir sobre o comportamento das águas que estão bem agitadas e as cores usadas que são mais fechadas.
Diante da análise da imagem também podemos encontrar elementos que comprovam que algo está acontecendo.Como o letramento visual busca ao mesmo tempo informar ,ele também busca tornar o estudante ser criativo onde cria e imagina situações ligadas a sua realidade e isso a proposta trás como percepções integradas e que fazem parte da alfabetização visual.Assim como apontado por DONDIS(2007) quando destaca que o modo visual constitui um corpo de dados que ,como a linguagem ,podem ser usados para compor e compreender mensagens em diversos níveis de utilidade desde o puramente funcional até os mais elevados domínios da expressão artística.
Em decorrencia de possibilidades ,valendo do processo cultural de cada sujeito para que se torne capaz de participar com ousadia reconhecendo a importância dos elementos individuais como linhas,traços,cores e de como esse cenário visual contribui para a aquisição desse conhecimento ,inclusive de conhecer novas culturas.
Em continuidade a proposta ,temos uma atividades que seguem as questões abaixo:
Figura 2:Continuidade do Texto da sessão e atividade :Uma coisa puxa outra - Unidade I,capítulo I
Fonte:COSTA ,Cibele Lopresti.Geração ALPHA Língua Portuguesa :ensino fundamental :anos finais 6 º ano .3 ed.São Paulo .Edições SM,2019.
Percebemos que o planejamento das questões são apresentadas para estudantes que já tem um conhecimento a cultura chinesa que é apresentada em capítulos anteriores no próprio livro e que essa seria mais uma forma sintetizada de conhecer esses persongens.
A partir dos questionamentos percebemos que a imagem em si não auxilia nas possíveis respostas e que se faz necessário a realização da leitura do texto para melhor compreensão e detecção de elementos essenciais de interpretação que por ventura não foram visualizados. Corroborando com Dondis (2007),visualizar é ser capaz de formar imagens mentais,fazendo assim uma relação do texto a imagem apresentada de forma criativa ,mas que a imagem apresentada sozinha não foi capaz de acrescenttar essas informações como a do Convés e da baleia.
Tais reflexões nos levam a considerar que as imagens ao serem trazidas ao livro didático podem gerar ao estudante impossibilidade de compreensão ativa ,assim além de práticas de multimodalidade e apreciação estética da imagem ,deve -se refletir sobre o seu uso e desenvolvimento de capacidades leitoras em uso.
CONCLUSÃO
A linguagem e uso dessas linguagens hoje se tornou bastante usual nos processos de aprendizagem e vem sendo destacada e aprimorada nos livros didáticos,porém como trabalho de análise realizada percebemos que para se ver e ler uma imagem o estudante deve também ter habilidades desenvolvidas para que o letramento visual aconteça de forma participativa e crítica.
Assim ,constatamos que o tratamento didático em atividades na sessão analisada não favorece em sua totalidade o desenvolvimento de capacidades leitoras específicas para a formação do letramento visual dos estudantes por tratar de questões mais diretas e poucos esclarecidas em suas resoluções não ficando percebível procedimentos posteriores relacionados a sua cultura social e a atividade realizada.
A identificação dos elementos visuais contidos nessa sessão e atividade contribui na constituição simbólica desses elementos deixando o estudante focalizado na imagem do sujeito que mais parecia uma sombra nas águas do mar ,deixando de tratar a funcionalidade desses elementos como informação de forma mais funcional e aliada ao texto exposto.O que ficou em aberto .A imagem não teve tanta proporção para a extenção de pensamentos criativos voltado a temática da cultura apresentada.
REFERÊNCIAS
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
COSTA ,Cibele Lopresti.Geração ALPHA Língua Portuguesa :ensino fundamental :anos finais 6 º ano .3 ed.São Paulo .Edições SM,2019.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012
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