INTERTEXTUALIDADE DE BAZERMAN (2004) A PARTIR DOS VÍDEOS ANALISADOS

ANÁLISE INTERTEXTUAL DE TRECHOS DOS VIDEOS O GRANDE DITADOR, DE CHARLES CHAPLIN, ABERTURA DA NOVELA O DONO DO MUNDO, O DONO DO MUNDO ESQUETE DE HUMOR DE OS TRAPALHÕES: A PARTIR DAS TÉCNICAS DE INTERTEXTUALIDADE APRESENTADAS POR CHARLES BAZERMAN

 

1Intertextualidade: estratégias metodológicas

A produção desse material tem como objetivo, a partir das técnicas de intertextualidades desenvolvidas por Bazerman (2021), analisar de que forma essas técnicas de intertextualidade se fazem presentes em vídeos. Para esta analise temos como corpus os vídeos: O Grande Ditador, de Charles Chaplin; abertura da novela o Dono do Mundo, de Gilberto Braga; O Dono do Mundo- esquete de humor de os trapalhões.

Essa produção está dividida em dois momentos: concepções teóricas e técnicas de intertextualidades, de Charles Bazerman (2021) e em segundo momento, as análises dos vídeos.

Partindo do conceito de Bazerman que aponta a intertextualidade com a percepção de que “nós criamos os nossos textos a partir do oceano de textos anteriores que estão à nossa volta e do oceano de linguagem em que vivemos” (BAZERMAN,2021, p.136) logo, compreende-se que um texto pode constituir-se a partir de uma relação intrínseca com outros textos.

É a partir dessa definição que Bazerman apresenta os modos de manifestação da intertextualidade que pode ocorrer de forma implícita e explicita, em nosso cotidiano, por meio de textos que se apoiam em outros textos e que são replicados intertextualmente para produzir novos sentidos. Diante disso, podemos dizer que o produto final de um texto de acordo com suas marcas linguísticas, é construído através de reprodução de textos já existentes, e que ecoaram discursivamente por muito tempo em nossas vidas e posteriormente.

Por conseguinte, surge a importância de compreender as estratégias que permeiam um determinado texto através de critérios de análise no âmbito intertextual, Bazerman (2021) esclarece que fazer esse tipo de análise “vai ajudar você a distinguir as diversas maneiras como os escritores inserem outros personagens em sua história e como eles posicionam a si mesmos dentro desses mundos de múltiplos textos”, assim ao observamos uma produção textual devemos buscar identificar por meio dos aspectos levantados, como os sentidos são materializados, até que ponto determinado texto carrega características pertinentes a uma outra produção distinta, produzindo assim, uma relação entre textos.

Bazerman (2021) propôs as seguintes técnicas de representação de análise intertextual com as quais representam as palavras e os enunciados de outros textos, ou seja, por meio das expressões linguísticas pode-se identificar quando e como ocorre a intertextualidade. Começando pela técnica mais explícita, temos a seguinte enumeração proposta pelo autor:


1.   Citação direta- A citação direta é normalmente identificada por aspas, pelo adentramento do parágrafo, por caracteres em itálico ou por outro recurso tipográfico destacado das demais palavras do texto;


2.   Citação indireta-Essa técnica geralmente especifica a fonte, procurando a partir daí reproduzir o sentido original, usando, contudo, palavras que reflitam a compreensão do autor, a sua interpretação ou a sua perspectiva diante do texto inicial;


3.   Menção a uma pessoa, a um documento ou a declarações - A menção a documentos ou a autores depende da familiaridade do leitor com a fonte original e com o que ela diz;


4.   Comentário ou avaliação acerca de uma declaração, de um texto ou de outra voz evocada- Geralmente vindos de veículos com renome, obras consideradas canônicas e referências premiadas; 


5.  Uso de estilos reconhecíveis, de terminologia associada a determinadas pessoas ou grupo de pessoas, ou de documentos específicos- Uso de termos ou frases famosas ditas por pessoas históricas;


6.   Uso de linguagem e de formas linguísticas que parecem ecoar certos modos de comunicação, discussões entre outras pessoas e tipos de documento-Os gêneros, os tipos de vocabulário (ou registro), as frases feitas e os padrões de expressão podem ser enquadrados nessa técnica.


Esses critérios destacados por Bazerman (2021) são técnicas que nortearam as análises intertextuais em nosso corpus investigativo. Assim, ressaltamos que os corpus apresentados tratam-se de textos audiovisuais e iremos descrever a ocorrência de citações diretas ou indiretas através da análise de tais textos. Observemos na próxima seção a construção intertextual nas três   materialidades discursivas:


2 Análises audiovisual

Seguindo as técnicas de análise propostas por Bazerman (2021) nesta seção iremos abordar tais aspectos sob a investigação criteriosa entre três textos audiovisuais: O grande ditador, de Charles Chaplin, abertura da novela o Dono do Mundo, O Dono do Mundo-Esquete de Humor de Os Trapalhões.

O vídeo fonte é um trecho do filme “O grande ditador” de 1940, escrito, dirigido e atuado como protagonista Charlie Chaplin, filme esse em que, de forma genial, representa tantos ditadores que tentaram dominar o mundo. Charles Chaplin não foi apenas um grande ator, roteirista diretor e cineasta, mas um gênio da sétima arte e nesse filme crítico aos governos de Hitler (Nazismo) e Mussolini (Facismo) ele faz uma das cenas mais memoráveis do cinema na qual seu personagem ditador “brinca” com o globo terrestre como se o mundo fosse seu “brinquedinho”. Assim, primeiro eles têm uma ideia romantizada sobre o autoritarismo diabólico e quando enxergam que isto não funciona, choram feito crianças.

No entanto, é preciso identificar que o fenômeno da intertextualidade é de suma importância para analise textual dos textos posteriormente replicados, como em: Abertura da Novela O Dono do Mundo, O Dono do Mundo-Esquete de Humor de Os Trapalhões, permitindo uma compreensão englobante na medida em que utilizamos os conceitos elaborados por Bazerman (2021) de modo a direcionar o leitor em um processo de intepretação textual através da análise do texto fonte.

Partindo da contribuição teórica do autor, que foi explorado a respeito das técnicas, agora iremos analisar nos vídeos os seguintes elementos semióticos: gestos, postura, ilustrações, cores, luzes, objetos, personagens e símbolos, de modo a observar as técnicas de intertextualidade apresentada por Bazerman (2021), em seguida, elaboramos um quadro síntese a fim de facilitar a visualização intersemiótica entres os três textos, e ao longo das análises iremos descrever os seguintes aspectos em destaque:

Ilustração: Quadro analítico das imagens

Fonte: Produção própria dos autores.

 Figura (01): o grande ditador, abertura da novela o grande mundo e os trabalhões.

 

Na primeira imagem, retirada do video original O grande ditador de Charles Chaplin, podemos observar que a representação de Hitler segurando o globo, faz uma alusão ao desejo de dominação mundial por parte do ditador e, consequentemente, a um contexto histórico vivenciado pelos alemãos no período. Com base no exposto, vale dizer que, um texto é produzido, conforme aponta Bazerman (2021), com base em outros já realizados e que, para isso, são utilizadas algumas técnicas que, inclusive, são citados por Bazerman (2021) em seu trabalho intitulado Gênero, agência e escrita (2021).

Observando a abertura do filme “O Grande Ditador”; bem como da novela O Dono do Mundo” e “O Dono do Mundo-Esquete de Humor de Os Trapalhões”, podemos identificar algumas técnicas elaboradas por Bazerman (2021). Nos vídeos supracitados, de início, observamos uma citação direta. Essa técnica é vista na segunda imagem, na abertura da novela “O Dono do Mundo” da Rede Globo, na qual a mesma personagem representada aparece no vídeo “O grande ditador” de Charles Chaplin. No entanto, o personagem que aparece no vídeo “O Dono do Mundo-Esquete de Humor de Os Trapalhões, é o personagem Didi.

Outra citação direta que podemos observar é na postura. Em ambos os vídeos, tanto em “o grande didator” como na abertura da novela, os personagens fazem os mesmos gestos ao segurar o globo. Apesar disso, o globo da abertura da novela apresenta imagens de mulheres que mostram, pelo que se pode perceber, que a personagem deseja dominar o mundo de mulheres para usar por simples prazer, ao invés do mundo propriamente dito, como se ver na imagem do filme “ o grande ditador”. No que tange a postura, o mesmo não se observar no video de os trapalhões, posto que o personagem Didi rouba o lugar do personagem real ao entrar na gravação. Há, portanto, um embate, entre ambos, de lugares e pelo poder de dominar.

Contudo, podemos ver uma citação direta no esquetes do programa humoristico “Os trapalhões”. Essa técnica é vista na remissão que o programa faz à abertura da novela. O personagem Didi entra por curiosidade nas gravações da abertura da novela e, com requintes humoristicos, a personagem, que é mulherengo e ambicioso, corre atrás do globo e, finamente, o fura intecionalmente para que, assim, possa dominar a mulher que deseja.

A técnica da citação direta entre os vídeos na abertura da novela e os trapalhões é perceptível também na cor para dá destaque a figura da mulher e, portanto, mostrar as reais intenções dos personagens nos dois vídeos. Desse modo, percebemos que a intertextualidade na produção dos vídeos também corroboram para manifestação de efeitos de sentidos no texto. Diante disso, na figura 2 iremos descrever o símbolo e a luz presente nas três imagens:


Figura (02): o grande ditador, abertura da novela o grande mundo e os trabalhões.



   

Analisando a luz das técnicas de representação intertextual de Bazerman (2004) podemos identificar nos trechos dos vídeos base, vídeo 1 (abertura da novela – O dono do Mundo) e vídeo 2 (Os Trapalhões) a segunda técnica de representação intertextual, a de citação indireta ,onde a partir da referência imagética na cena de fundo histórico que resume a menção explícita utilizada do símbolo da dupla cruz que faz referência clara a atitudes nazistas e que são usados nos outros dois contextos com a mesma representação visual, porém com maior destaque na abertura da novela na qual de forma humorística é representada na cena dos Trapalhões.

Apoiado em Bazerman (2021) o significado é construído no momento em que o leitor tem trocas com o texto, o próprio texto não contém nenhum significado se não houver intercambio/conexão (Rosenblatt,2004).

Ademais, mediante ao que está exposto na figura dois, temos a representação do símbolo da suástica com o formato de uma cruz representativo de muitas culturas e religiões em tempos diferentes. Porém, atualmente esse símbolo é retomado em outro contexto histórico e passa a ser reconhecido mundialmente por representar a ideologia nazista. Dessa forma, partindo do texto fonte “o grande ditador” esse símbolo é marcado ideologicamente pela cultura nazista que tem o Adolf Hitler como o grande líder dessa doutrina.

Contudo, de modo a repetir-se na cena de abertura da novela “o dono do mundo”, nesta ocasião, o símbolo nazista passa a denotar novos sentidos, pois, enquanto Adolf Hitler é um líder que utiliza do seu lugar social político para persuadir o povo a acreditar nas atrocidades que ele defende, no âmbito da novela, este símbolo possibilita a ideia de poder da figura masculina em detrimento das mulheres, visto que, o enredo da novela é constituído pelas ações machistas do protagonista Felipe Barreto, contra a protagonista Márcia, pois, Felipe a seduz até conseguir tirar a sua virgindade para satisfazer-se momentaneamente, além disso, Felipe faz isso com todas as mulheres com as quais se envolve na trama.

Portanto, de acordo com as técnicas de análise propostas por Bazerman (2021) os símbolos representam a força ideológica masculina por meio de uma citação indireta “essa técnica geralmente especifica a fonte, procurando a partir daí reproduzir o sentido original, usando, palavras que reflitam a compreensão do autor, a sua interpretação ou a sua perspectiva diante do texto inicial (BZERMAN,2021) no caso da imagem em questão, a referência original do texto é representada pelo símbolo nazista, bem como, pela luz presente nas três imagens, configurando desse modo, o fenômeno da intertextualidade por meio dos recursos semióticos em comum. Para além disso, vale ressaltar que na imagem em que aparece a cena de um “Esquete de humor em os Trapalhões”, por tratar-se de um gênero humorístico mobiliza uma crítica ao posicionamento ideológico de ambas as personagens anteriores, Adolf Hitler e o Dono do Mundo de forma sarcástica.


Para concluir

Dessa maneira, a análise realizada considera muito importante as técnicas elaboradas por Bazerman (2021) pelo viés da intertextualidade, visto que, um texto pode apresentar correlações contextuais com outros textos que foram produzidos ao longo da história tratando, assim, de temáticas atuais que podem negar ou reafirmar um discurso existente.

No entanto, no campo humorístico, os sentidos produzidos reverberam uma crítica social, pois, o humor nos faz refletir criticamente acerca de temáticas complexas e polêmicas do cotidiano de modo a “suavizar” problemáticas sociais, como, por exemplo, os discursos nazistas, fascistas e machistas, como pudemos observar ao longo das produções audiovisuais retratadas neste trabalho.

 

REFERÊNCIAS:

 

Bazerman, Charles. Intertextualidade: como os textos se apoiam em outros textos In. Gênero, agência e escrita / Charles Bazerman; Angela Paiva Dionisio (Organizadora), Judith Chambliss Hoffnagel (Organizadora e Tradutora) 2. ed.

– Recife: Pipa Comunicação, Campina Grande: EDUFCG, 2021. 

Comentários